
Tratamento de hérnia de disco

Abaulamento discal
Abaulamento discal consiste na primeira fase característica da hérnia de disco, indicando um grau de degeneração inicial da doença. Uma das principais causas do surgimento do problema é o envelhecimento, ou seja, o processo de degeneração causado pelo rompimento das fibras do anel fibroso.
A dor está entre os principais sintomas, podendo haver irradiação no trajeto correspondente a raiz nervosa comprimida.
Os principais fatores que desencadeiam o problema são:
-
Fatores hereditários;
-
Movimentos repetitivos;
-
Postura incorreta;
-
Movimentos de flexão e rotação do tronco.
É possível prevenir que o problema apareça. Manter a postura correta no trabalho e no dia a dia, evitar sobrecarga e movimentos repetitivos na coluna, praticar atividades físicas regularmente e fazer a ingestão de água são algumas atitudes que irão manter a coluna saudável.
Protusão discal
A protusão discal é uma distensão do anel fibroso que envolve os discos intervertebrais, ocorrendo sem rompimento do anel fibroso que envolve o disco. O núcleo do disco empurra o anel causando seu desgaste e dilatação. Se a protrusão for grande, ela faz pressão sobre a raiz do nervo podendo resultar em dor, dormência, formigamento ou fraqueza nos músculos supridos por esta raiz do nervo.
Seu diagnóstico pode ser feito através de exames de imagens como a Ressonância Magnética ou Tomografia, resultado de testes físicos específicos e da anamnese do paciente.
Hérnia de Disco
Hérnia de disco é a projeção da parte central do disco intervertebral (núcleo pulposo) para fora do anel fibroso. Ocorre geralmente póstero-lateralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região.
Nossa coluna é composta de aproximadamente 32 vértebras. Entre cada vértebra há um disco que serve como um amortecedor e também serve para dar a capacidade de movimento da nossa coluna, que apesar de ter ossos se move em todas as direções. O mau uso que fazemos de nossa coluna como a má postura, o sedentarismo, excesso de atividade física, causas genéticas, fumo, má alimentação, pouca ingestão de água, excesso de peso, etc. leva a um processo de desgaste gradual dos discos intervertebrais. Várias são as regiões que podem se desgastar e quando esse desgaste atinge o disco pode provocar a HÉRNIA DE DISCO. A hérnia de discal é uma patologia de origem mecânica que atinge os discos.
O diagnóstico da hérnia de disco pode ser feito através de uma avaliação física detalhada, observação dos sintomas, histórico do paciente e de exames, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, que servem para avaliar o disco, e saber se os sintomas referidos condizem com as imagens do exame.
