Tratamento de hérnia de disco

Abaulamento  discal

 

Abaulamento discal consiste na primeira fase característica da hérnia de disco, indicando um grau de degeneração inicial da doença. Uma das principais causas do  surgimento do problema é o envelhecimento, ou seja, o processo de degeneração  causado pelo rompimento das fibras do anel fibroso. 

A dor está  entre os principais sintomas, podendo haver irradiação no trajeto  correspondente a raiz nervosa comprimida.

Os principais  fatores que desencadeiam o problema são:

  • Fatores hereditários;

  • Movimentos repetitivos;

  • Postura incorreta;

  • Movimentos de flexão e  rotação do tronco.

É possível  prevenir que o problema apareça. Manter a postura correta no trabalho e no dia  a dia, evitar sobrecarga e movimentos repetitivos na coluna, praticar  atividades físicas regularmente e fazer a ingestão de água são algumas atitudes  que irão manter a coluna saudável.

 

Protusão discal

 

A protusão  discal é uma distensão do anel fibroso que envolve os discos intervertebrais, ocorrendo sem rompimento do anel fibroso que envolve o disco. O núcleo do disco  empurra o anel causando seu desgaste e dilatação. Se  a protrusão for grande, ela faz pressão sobre a raiz do nervo podendo resultar  em dor, dormência, formigamento ou fraqueza nos músculos supridos por esta raiz  do nervo.

Seu diagnóstico pode ser  feito através de exames de imagens como a Ressonância Magnética ou Tomografia,  resultado de testes físicos específicos e da anamnese do paciente.

Hérnia de Disco

 

Hérnia de disco é a projeção da parte central do disco  intervertebral (núcleo pulposo) para fora do anel fibroso. Ocorre geralmente  póstero-lateralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco  nessa região.

Nossa coluna é composta de aproximadamente 32 vértebras.  Entre cada vértebra há um disco que serve como um amortecedor e também serve  para dar a capacidade de movimento da nossa coluna, que apesar de ter ossos se  move em todas as direções. O mau uso que fazemos de nossa coluna como a má  postura, o sedentarismo, excesso de atividade física, causas genéticas, fumo,  má alimentação, pouca ingestão de água, excesso de peso, etc. leva a um processo de desgaste gradual dos discos intervertebrais. Várias são as regiões  que podem se desgastar e quando esse desgaste atinge o disco pode provocar a  HÉRNIA DE DISCO. A hérnia de discal é uma patologia de origem mecânica que  atinge os discos.

 

O diagnóstico da hérnia de disco pode ser feito através de  uma avaliação física detalhada, observação dos sintomas, histórico do paciente  e de exames, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, que  servem para avaliar o disco, e saber se os sintomas referidos condizem com as  imagens do exame.

A CLÍNICA

Rua do Divino Salvador, 312, bairro Nova Paulínia

Paulínia - São Paulo

(19) 3217-3330

Aberto:

Seg - SEx : 7am - 10pm 

​​Sabados   : 8am - 15pm ​

DOmingos : Fechado

CONTATO

  • Instagram - Dr. Leandro
  • White Facebook Icon