TRATAMENTOS


Hérnia de Disco
Hérnia de disco é a projeção da parte central do disco intervertebral (núcleo pulposo) para fora do anel fibroso. Ocorre geralmente póstero-lateralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região.
Nossa coluna é composta de aproximadamente 32 vértebras. Entre cada vértebra há um disco que serve como um amortecedor e também serve para dar a capacidade de movimento da nossa coluna, que apesar de ter ossos se move em todas as direções. O mau uso que fazemos de nossa coluna como a má postura, o sedentarismo, excesso de atividade física, causas genéticas, fumo, má alimentação, pouca ingestão de água, excesso de peso, etc. leva a um processo de desgaste gradual dos discos intervertebrais. Várias são as regiões que podem se desgastar e quando esse desgaste atinge o disco pode provocar a HÉRNIA DE DISCO. A hérnia de discal é uma patologia de origem mecânica que atinge os discos.
O diagnóstico da hérnia de disco pode ser feito através de uma avaliação física detalhada, observação dos sintomas, histórico do paciente e de exames, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, que servem para avaliar o disco, e saber se os sintomas referidos condizem com as imagens do exame.


Nervo Ciático
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vem da coluna vertebral. O nervo ciático se inicia no final da coluna, passando pelos glúteos e parte posterior da coxa, e quando chega no joelho ele se divide entre nervo tibial e fibular comum, e chega até os pés. E é nesse trajeto todo que ele pode causar dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico.
Quando existe compressão ou inflamação deste nervo, surge a dor ciática que causa sintomas como dor intensa no fundo das costas, glúteo ou pernas, dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao andar. Nestes casos é importante procurar um médico ortopedista ou fisioterapeuta para que ele possa orientar o tratamento adequado.
Entre os sintomas relacionados a compressão do nervo ciático estão:
1. Dor em formigamento, dormência ou choque na coluna, glúteo, perna ou planta do pé.
2. Sensação de queimação, fisgada ou perna cansada.
3. Fraqueza numa ou nas duas pernas.
4. Dor que piora ao ficar muito tempo parado.
5. Dificuldade para caminhar ou ficar muito tempo na mesma posição.
Muitas vezes estes sintomas estão associados a alterações na coluna, como hérnia de disco, espondilolistese ou mesmo artrose na coluna. Por esta razão, quando os primeiros sintomas surgem é muito importante consultar um médico ortopedista ou um fisioterapeuta, para que sejam realizados testes no consultório e sejam realizados exames de imagem como ressonância ou tomografia da coluna para avaliar se esta possui alguma alteração que esteja comprimindo o nervo, dando origem aos sintomas.

Dor nas Coluna
A dor nas costas é uma queixa extremamente comum na população em geral. Cerca de 80% dos indivíduos adultos terão dor nas costas durante a vida.
Atualmente essa incidência tem aumentado em decorrência de má postura, excesso de peso e até o envelhecimento da população.
A região da coluna onde a dor é mais frequente é a lombar. A dor lombar, ou lombalgia, na maioria das vezes é causada por contraturas ou distensões musculares que nem chegamos a perceber. Às vezes um simples movimento de levantar um peso de forma errada ou um movimento súbito de flexão e torção do tronco pode provocar esse tipo de dor. Esses são apenas alguns exemplos de inúmeras causas.
Pode haver, entretanto, alguma outra doença associada na coluna que esteja contribuindo ou até gerando a dor. Dois exemplos muito comuns são a artrose da coluna (desgaste osteo-articular) e a hérnia de disco. Nesses casos, a dor pode durar várias semanas, meses, ou até anos, diferentemente de uma contratura ou distensão muscular mais simples.
Algumas pessoas podem ter dor crônica nas costas com períodos de crise (episódios de dor aguda) mais ou menos intensos, inclusive com dormências nos braços ou pernas. Nesses casos sempre é importante procurar um profissional antes de tomar qualquer medicação sem orientação.